07/02/13

Star Wars ep. VII - Dicas para o que Fazer/Não-fazer


Fãs devotos, vão dar-me razão sobre as considerações que se seguem...
Ainda faltam dois anos e picos para a estreia do novo Star Wars, mas eu deixo as dicas para o que J.J. Deve/Não deve fazer para o novo capítulo.
Porque bom ou mau, de qualquer modo toda a gente o irá ver, certo?

Primeiro, não chamem J.J. Abrams de Jar Jar Abrams, como já se anda a escrever na net. Isso são as bocas de Trekkies com dor de cotovelo...

Pois bem, para JJ triunfar, tem de seguir umas certas regras: As sequelas têm de se distanciar de tudo aquilo que a Disney tem estado a produzir nos últimos anos: John Carter como exemplo, caiu com o seu próprio peso. O CGI era imenso, perdendo o foco dos personagens. Mantenha o episódio 7 com um equuilíbrio entre CGI e efeitos realistas (maquetes, explosões e acrobacias reais, etc)

Continuando o Return of the Jedi, terá então alguma liberdade canónica, libertando-se das limitações narrativas que Lucas teve com o contar a história nas prequelas. Aqui, tudo o que se seguirá está por escrever (vamos deixar o Expanded Universe de lado, rapazes).

O tema para a nova trilogia já é sugerido numa afirmação de Lucas escrita há algum tempo:
"He intended to make three "Star Wars" trilogies: One dealing with the social and political (the set that fans believe covers the movies released from 1999 through 2005), another would cover personal growth and self-realization (topics covered in original trio of films) and the final stanza would delve into moral and philosophical problems.
Por isso o que podemos esperar? Acima de tudo, menos política (Thank God!)







O QUE TEM DE FAZER

Dar um mistério ao filme, não revelado antes da estreia. JJ é perito em golpes deste calibre. Em tudo o que mexe, tem o dom de criar enigmas e perguntas indecifráveis aos fãs. Porque renascer revelações chocantes na saga à altura do mítico "I am your father" seria impagável.

Lá porque a Disney comprou o catálogo da saga, não quer dizer que a infantilizem... Espero então que mantenham as mortes em duelos, batalhas e guerras espaciais.

Prosseguindo o item anterior, entre lutas, não é de torcer o nariz (são até obrigados por Lei galáctica) incluir algumas cenas de decapitação ou desmembramento. É tradição!

As frases "I have a bad feeling about this"  e "You're going to get us both killed!" são extremamente obrigatórias. É tradição!

O plano final de cada filme caracteriza-se por um par de personagens ou grupo, de costas ou de frente para a câmara olhando para-qualquer-coisa. Mantenham isso. É tradição!

Regressem a alguns planetas centrais dos filmes anteriores (como Tatooine ou Coruscant), mas não abusem. Explorem outros. Têm pano para mangas... Aí sim, vão vasculhar no Expanded Universe.

Falam já em actores adicionais: Simon Pegg (que entra na série M:I e Star Trek) e John Noble (da série Fringe). Óptimo!

Banda Sonora: John Williams. Seria sem outra alternativa. Mas com JJ ao volante, tudo aponta para Michael Giacchino. Não faz mal. Eu também gosto.

Posters: Drew Struzan tem de os fazer. Espero que deixe a reforma por uns tempos para nos arregalar a vista. Nunca as Floating Heads foram tão épicas.



O QUE NÃO DEVE JAMAIS FAZER

Outras cores para os Lightsabers:
Samuel L. Jackson conseguiu convencer Lucas a ter no seu lightsaber uma cor diferente das 3 originais, verde, azul e vermelho. Mace Windu possuía um saber laser de cor púrpura, que segundo a explicação canónica, era criado de cristais raríssimos de um planeta remoto. Essa cor simbolizava a sua especialidade em diversas tecnologias.
E eu não quero rever este púrpura! Muito menos amarelos ou rosa-xhoque, se se confirmar uma rapariga Jedi para um dos papéis principais.
Ah... E com a confirmação de J.J. Abrams para realizador, toda a gente anda com o medo do efeito "Lens Flare" que JJ adora aplicar nos seus filmes. "Lightsabers com Lens Flares?? No Thanks!"

Ressuscitar personagens mortos.
Darth Maul, Boba Fett, Jabba the Hutt, entre outros, morreram nos filmes. Não queiram trazê-los de volta porque sim, ou porque retornaram como cyborgs, clones ou zombies. É feio gozar com os fãs.
Para a saga-régia, criem novos vilões, novos ícones!






O que a LucasFilm poderá fazer no Universo da saga, 
e eu estou de acordo:

Spin-of's
Anda-se agora a falar em tudo o que é personagem para filmes a solo: Yoda, Han Solo, Bobba Fett, até o Jabba... (A interacção entre personagens icónicos é provável. A EW sugere até que Darth Vader poderá regressar nos spin of's que se passem entre o ep 3 e 6)
Mas recordam-se, já o fizeram no passado. Lembram-se de Caravan of Courage: An Ewok Adventure  e Ewoks: Battle for Endor? Spin-of's dos felpudos Ewoks. Agora voltam a tentar a táctica. Esperemos que acertem desta vez.



Já demasiado se escreveu sobre Seven Jedis, que poderia ter Zach Snyder a realizar.
Os agentes de Zack Snyder vieram logo desmentir, mas o pequeno detalhe é que... JJ também tinha desmentido em Dezembro!
Snyder ficará livre depois de Man of Steel. Por isso, venham os Samurais galácticos :D
Conta-se que se focaria em sete Jedis ajudando uma aldeia de uns vilões. Pretende passar-se ANTES da saga oficial.
A minha sugestão seria uma aventura com alguns Jedis sobreviventes da Ordem 66, passado entre o episódio 3 e 4.






Um filme sobre caçadores de recompensas? Boba Fett seria a estrela, juntamente com outros vilões mascarados. Como todos são alienígenas, robôs ou mascarados, não haveria problemas em mostrar erros de continuidade ou actores já demasiado velhos para recuperar o personagem. Manter o filme na cronologia canónica, por ali pouco antes do episódio 4.
Joe Johnston já mandou o barro à parede...








Han Solo. Todos querem ver isto. É claro, já se fala há muito...
Temos Lando, temos Jabba. E Chewie!
Aventuras passadas entre o ep. 3 e 4, com um jovem Han (20 a 25 anos?)
Aqui é óbvio que teriam que encontrar um actor jovem para calçar estas botas matreiras. Eu concordo com a opção da direita, mas apenas na semelhança física. Porque o resto, é dura a tarefa.
Robert Rodriguez também se afiambrou, mas aqui gostaria de ver alguém do tipo Ryan Johnson (de Looper).
(Dou um exemplo para outra forma de levar isto adiante, ao fim do artigo)






Yoda é o mais intricado.
Tendo falecido no episódio 6, é óbvio que se passaria muito antes da saga original. Yoda tem mais de 800 anos, porque não colocá-lo no auge da força, em centenas de anos no passado, interagindo com personagens inéditos.
Vou atirar ao ar: Brad Bird para pegar neste? Vem da animação e quando terminar o Tomorrowland estará livre para outros projectos :D








Agora entro mais no meu desejo, não tendo lido rumor algum sobre o que se segue...

Prequelas fora do cânone episódico:
Star Wars - The Old Republic. 
Já houve videojogos, livros eBD's. Mas um filme, sim, vinha mesmo a calhar... Passados milhares de anos antes das aventuras que todos conhecemos (mesmo Yoda nem era nascido!), era uma época em que Jedis eram em demasia e os Sith ainda eram aos grupos (Antes que o Darth Sidious limpasse a concorrência e criasse a regra dos duos).
Provavelmente se tivesse sucesso (de crítica, pois de bilheteira estaria assegurado), poderiam prolongar como uma saga paralela à dos episódios. Tal como a Fox está a fazer com o X-Men (Eu acabei de escrever  "Fox" LOL, estão bem entalados com o George Lucas, eheheh)

Para aguçar o apetite, vejam estes Cinematic Trailers do jogo: Esteeste, e principalmente ESTE!




A Pixar mete o dedo no bolo:
Uma longa animada pela Pixar? 'Bora lá! Já por alturas da compra da Marvel que andavam a especular nestas trocas criativas (falava-se em Ant-Man, que se provou boato).
Para este outro Universo, desde que não tenha o Jar Jar Binks ou as naves versão "Cars"... Desenvolvam ideias originais.
Mas há massa para todos. Contem aventuras de C3-PO e R2D2 sozinhos, ou um filme só com podracers, ou até com Ewoks (Ups, falei demais)



CGI Motion Capture:


Sabem o que foi o "The Kessel Run"?
É claro que sim (pschht! Para quem não sabe, têm aqui as cábulas! Agradeçam depois). Ora bem, isto dava um pequeno filme do caraças. Mas há um senão: Os actores não aparentam ter a mesma idade que em 1977 (no shit, Sherlock!), a opção seria fazer todo o filme em CGI. Como fizeram para os recentes Resident Evil Degeneration ou o Starship Troopers Invasion. Vejam mesmo o Tintin de Spielberg e digam lá se não resulta?
Harisson Ford com 30 anos, Lando Calrissian, Chewbacca a acompanhar, Jabba e Greedo a chatear. Sem mudança de actores!
E seria uma barriga cheia de Millenium Falcon, ai isso era...





X-Wing: Rogue Squadron
Wedge! Wedge Antilles no centro das atenções. Em alguns livros de BD já era o foco da história. Luke poderia porventura aparecer, mas não seria esse o objectivo.
Como poderia funcionar? Virem numa de Top Gun contra Tie Fighters!







Imaginando a próxima lista de lançamentos da saga Star Wars:
Lembrem-se malta, isto é pura treta minha, eheh!


2016 - SW 7
2017 - Yoda
2017 - Seven Jedis
2018 - SW 8
2019 - Han Solo (Kessel Run)
2019 - Bobba Fett
2020 - SW 9
2021 - Rogue Squadron
2021 - Yoda 2
2022 - Old Republic
2022 - Bobba Fett 2
2023 - Han Solo 2
2023 - Jabba
2024 - Old Republic 2
2024 - Rogue Squadron 2








O que a LucasFilm nunca fará, 
mas eu nem me importava nada:

Remakes:
Conhecem o Sillof? Têm de conhecer este gajo, é um verdadeiro artista. Daqueles que devia ser pago só por pensar! Felizmente para nós fãs, que ele não só pensa, como concretiza.
Ele desenha Universos alternativos de Star Wars usando épocas da nossa história, do nosso planeta. Recria action figures modificando-os de modo a assemelhar-se com os personagens criados por George Lucas.
Ele tem mais, sobre BD, mas isso não interessa nada agora...
Por exemplo, Star Wars na Segunda Guerra Mundial. Ele chama-lhe isto de World Wars, ou Star Wars 1942. Dêem uma vista de olhos pelo link.
Steam Wars? É Steampunk style! Recriado na Revolução Industrial, a fazer lembrar os livros de H G Wells ou Julio Verne. As figuras podem ser vistas aqui.
Serial Wars: Star Wars retro. Pensem em Buck Rogers ou Flash Gordon! Como se Star Wars tivesse sido feito nos anos 50. Mais figuras aqui.
Noir Wars: Sem F-C nem fantasia, tudo no género Noir dos anos 40. Gangsters, detectives, femmes fatales, etc. Vejam aqui.
Long Ago & Far Away: É a versão literal do "A long time ago, in a galaxy far far away..." Um verdadeiro conto de fadas numa época medieval. Entre Robin Hood ou o Shrek, leve a coroa quem dominar a Força. Cliquem aqui.
West Wars: O meu favorito de toda a colecção. É um Western! Digam lá que não merecia uma versão live-action?! Já estou a imaginar a Death Star como uma locomotiva blindada! Action figures aqui.
Samurai Wars: George Lucas sempre afirmou ser altamente influenciado pelos filmes da época feudal japoneses. Mas aqui Sillof realiza-o no sentido mais literal.

Eu mostrei-vos todos estes exemplos de boa inspiração para vos demonstrar que um remake em cada género seria impossível para a Disney, mas seria interessante vê-los sob outro olhar que não o da F-C.
Era um regalo ver realizadores conceituados a meterem-se na fila para fazer um espécime destes...
Um Scorcese no Noir, um Tim Burton no Steampunk, James Cameron no Serial...
Bahh já estou a divagar....

Posters criados por outro artista, Otis Frampton (E que outro grande artista!)


Por fim, li num comentário do Omelete (sim eu sei, eu refiro muitas vezes o site brasileiro) de um usuário de nome Pinto, que divaga sobre Star Wars dizendo "Eu tenho uma ideia antiga, mas que talvez nunca virei a concretizar (ou pelo menos perderia a oportunidade da originalidade, como você já citou) de um mockumentary de Star Wars. Lógicamente cômico, o "documentário" mostraria uma equipe "neutra" documentando os dois lados da Guerra, tanto os rebeldes quanto o Império, com entrevistas (a equipe teria medo de entrevistar Darth Vader, porque ele sempre acabava matando um, ao se excitar com seus devaneios) e cenas inusitadas. No caso, se passaria durante o Império Contra-Ataca."
Largamente fora de contexto, divagação invulgar, mas obviamente inconcretizável. Isto é que nunca sairá da cabeça daquele nerd.

E ainda falam de mim... Ah!


1 comentário:

Loot disse...

epá parabéns, isto é que é dedicação à saga.

Também gostava muito de ver a old republic em filme. Já agora penso que foi Darth Bane quem instituiu a regra dos sith serem apenas dois, muito antes do Sidious. Mas basicamente é isso, queria ver esses tempos.

Há muito por onde pegar, muitas épocas e personagens de valor, o universo foi mto expandido na BD e videojogos.

O mais importante é que escolham o que escolherem, que o façam bem :D